Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cães da Areia Rugby Clube


O esforço físico, a vontade de vencer, o respeito, a preparação, a responsabilidade, a conquista e a luta pela superação caracterizam um bom esportista. Além de o esporte ser uma ferramenta de inclusão social, é um estilo de vida. E como todo brasileiro gosta de esporte, principalmente o futebol, e principalmente de novidades, se entrega a uma nova modalidade de esporte chamado Rugby e em Maceió com a equipe CARC – Cães da Areia Rugby Clube essa modalidade vem crescendo.

O Esporte coletivo surgido na Inglaterra, inicialmente concebido como variação do futebol, hoje é um dos esportes mais popular de equipes do mundo, superado pelo futebol.

As lendas sobre o surgimento do Rugby têm uma versão “tradicional”: diz que o criador foi William Webb Ellis, um estudante londrino. Fala-se que durante uma partida de futebol realizada em 1823, na Rugby School, um estudante irritou-se com a monotonia do jogo e teria pegado a bola nos braços e corrido o campo, provocando a ira de seus colegas, que o tentaram parar, agarrando-lhe de qualquer maneira. Outra versão pelos estudantes da Rugby School diz: que a bola carregada fazia parte do jogo há muito tempo, contrariando a versão de William.

O Brasil e o Rugby

O Rugby chegou ao Brasil no século XIX e, segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado, em 1895, o primeiro time de Rugby brasileiro na cidade de São Paulo, e o primeiro clube a praticar o esporte foi o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, fundado em 1891. De 1941 a 1946 houve uma interrupção nos jogos, devido à Segunda Guerra Mundial, sendo retomados em 1947.

Em 6 de outubro de 1963, foi fundada a União de Rugby do Brasil em São Paulo. No ano seguinte a entidade patrocinava o III Campeonato Sul-Americano de Rugby, consagrando o Brasil Vice-Campeão. A partir de 1971, começou a se desenvolver o Rugby Infanto-Juvenil em São Paulo.
Substituindo à União de Rugby do Brasil, foi fundada da Associação Brasileira de Rugby, em 20 de Dezembro de 1972 sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).

Alagoas e a equipe CARC


Alagoas tem como o único representante do esporte Rugby à equipe Cães da Areia Rugby Clube - CARC, que, por onde viaja, representa seu nome, apesar de não ter nenhuma ajuda do Estado.
O CARC começou com os amigos do Conjunto Morada dos Palmares que tiveram a idéia de praticar o esporte depois de ter assistido a alguns vídeos. De início compraram uma bola de futebol americano começando a jogar com ela sem o conhecimento de regras sobre o Rugby. O capitão e presidente do time Neneu fala que a equipe vem crescendo a cada dia devido à força, esperança e a atitude de seus atletas, além de ter tido uma grande e proveitosa ajuda de um português, José Pestana Alpuim, que se prontificou em ser o técnico em 2008. Sem campo oficial pra treinamento, a equipe treina no poste 7.

Como jogar Rugby

O jogo de Rugby baseia-se duas regras básicas, a primeira é que não é permitido o passe para frente e a outra é a conquista de área no campo adversário. Além do passe, o jogador pode/deve correr e driblar segurando a bola em suas mãos, pode chutá-la para frente (mas quando quiser passar a bola a um companheiro, ele deve estar atrás de seu corpo na hora do chute). Os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Só e somente só os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time.

Como em qualquer esporte, o atleta corre risco de lesões, contusões e fraturas. Porém no Rugby, esses casos se tornam um pouco mais frequentes, devido ele ser um esporte de muito contato corporal. Porém como em todo esporte possui suas regras para que possam minimizar tais acontecimentos. O material esportivo é o mesmo que se usa no futebol, como camisa, calção, chuteira e meião, são opcionais o uso de protetor bucal e em algumas posições usa-se um capacete específico, além de uma bola inflável de formato oval.

O Rugby é um esporte onde todos se respeitam tanto dentro como fora de campo, não há lugar para rivalidades e atitudes antiesportivas. Prova disso é que após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado "terceiro tempo" em que, com muita alegria, brincam, socializam e comentam os principais lances da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário