Páginas

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Alagoano Sou!


Em um dia carinhoso imaginar por que amar é tudo, no infinito na infinitude liberdade temporal, e que o total abandono imposto pelo beiral no lugar comum, nas ruas em todas as horas ciganas, em um transe em um amor puro do coração leviano Djavan. Pelos títulos de suas canções descrevemos os dos maiores apaixonados dos últimos temos de Alagoas.

Maceioense, filho de uma mãe afro-brasileira, entoava canções de Ângela Maria e Nelson Gonçalves ao lavar roupas, e de um pai neerlando-brasileiro. Aprendeu violão sozinho na adolescência a dedilhar sons e tons, “Doidice”. Sempre gostou muito de jogar futebol.
Aos dezoito anos, formou o conjunto Luz, Som, Dimensão (LSD), que tocava em bailes de clubes, praias e igrejas de Maceió. No ano seguinte, Djavan largou o futebol e passou a dedicar-se apenas à música.

Em 1973 foi para o Rio de Janeiro onde teve ajuda do radialista Edson Mauro, que o apresentou a Adelzon Alves, que o levou para o produtor da Som Livre, João Mello que lhe deu a oportunidade de gravar músicas de outros artistas para as novelas da Rede Globo: "Alegre Menina" (Jorge Amado e Dorival Caymmi), da novela "Gabriela"; e "Calmaria e Vendaval" (Toquinho e Vinícius de Moraes), da novela "Fogo sobre Terra".

O reconhecimento aconteceu mesmo em 1975 quando participou do Festival Abertura e conquistou o segundo lugar com a música "Fato consumado". Seu primeiro LP foi em 1976 tendo a faixa "Flor de Lis" um de seus grandes sucessos. Em 1978 sua música "Álibi" é gravada por Maria Bethânia, dando nome ao disco de maior sucesso na carreira da cantora. Em 1981 e 1982 ele recebeu o prêmio de melhor compositor da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 1983 participou do maior hit, "Superfantástico", do grupo infantil de grande sucesso "Turma do Balão Mágico".

Seu álbum duplo gravado ao vivo, Djavan Ao Vivo, vendeu 1,2 milhões de cópias e sua canção "Acelerou" foi escolhida a melhor canção brasileira de 2000 no Grammy Latino. No ano 2000, Djavan recebeu os Prêmios Multishow de melhor cantor, melhor show e melhor CD. Seu álbum Matizes foi lançado em 2007 e ele partiu em turnê pelo Brasil para promovê-lo.

O sentimento exposto, o sofrimento do amor, a alegria e o prazer profundo no olhar nas músicas de Djavan retrata a riqueza do dia-a-dia, nas construções em palavras o mundo do simples ao mais complexo lixo e luxo da vida.

Um comentário:

  1. Muito bom!

    cade os links pra baixar as musicas do Djavan? rs

    ResponderExcluir